Wednesday 28 March 2018

Sistema de comércio iroquois


Iroquois - Economia.


Atividades de subsistência e comerciais. Tradicionalmente, os iroqueses eram fazendeiros e caçadores que praticavam uma horticultura de derrubada e queimada. Além disso, eles pescavam e coletavam bagas, plantas e raízes. Antes da chegada dos europeus, as armas primárias eram arcos e flechas, machados de pedra, facas e zarabatanas; no entanto, no final do século XVII, os bens comerciais europeus haviam substituído quase completamente as armas e ferramentas tradicionais. As principais culturas eram o milho, o feijão e a abóbora, que, além disso, eram proeminentes nas atividades cerimoniais. Nos bons anos, as safras excedentes eram secas e armazenadas para uso futuro. Após a colheita das colheitas no final do verão, a rodada sazonal incluiu a caça no outono, que durou até o solstício de inverno, a pesca no início da primavera e a caça de pombos de passageiros, e depois a primavera e o verão limpando e plantando campos. A agricultura já foi largamente abandonada pelos iroqueses, embora o ciclo anual de festivais e cerimônias associadas com plantio, colheita e outras atividades econômicas tradicionais persista. Nos anos 80, a maioria dos iroqueses empregados trabalha fora das reservas porque as oportunidades econômicas são tão limitadas. Alguns homens, por exemplo, trabalham em alta construção de aço, que tem sido uma importante fonte de emprego para os iroqueses desde o final do século XIX.


Artes Industriais. Os iroqueses sabiam como dobrar e moldar madeira quando verde ou depois de cozinhar. Molduras de casas, molduras de pacotes, raquetes de neve, tobogãs, aros de cestas, bastões de lacrosse e outros produtos de madeira foram feitos usando essas técnicas. A corda era feita a partir da casca interna de nogueira, basswood e olmo, e as tiras de carga e os laços de prisioneiro eram feitos de fibras trançadas de urtiga, leite e cânhamo. Tubos de barro cozido estavam entre os muitos tipos de itens fabricados pelos iroqueses. Eles são conhecidos por fazer cestos de cinzas e tala de bordo, embora esta embarcação possa ser de origem européia.


Comércio. Muito antes do contato europeu, os iroqueses, como mencionado acima, estavam envolvidos em uma intrincada rede de comércio com outros grupos nativos. Tubos de barro eram um importante item comercial que atingia outros grupos nativos ao longo da costa leste da América do Norte. O comportamento agressivo que os iroqueses exibiram em relação a seus vizinhos durante o período do comércio de peles foi interpretado por alguns como o resultado de seu objetivo de proteger e expandir seu papel de intermediários. Outros sugeriram que o comportamento estava relacionado à escassez de peles em seu próprio território e à dificuldade resultante na obtenção de mercadorias comerciais européias. Segundo essa teoria, os iroqueses guerrearam principalmente para obter os bens comerciais de seus vizinhos que estavam em contato mais próximo com os europeus. Depois que o centro de atividades de comércio de peles tinha se movido mais para o oeste, os iroqueses continuaram a desempenhar um papel importante como voyageurs e caçadores.


Divisão de trabalho. Tradicionalmente, os homens caçavam e pescavam, construíam casas, limpavam os campos para o plantio e eram responsáveis ​​pelo comércio e pela guerra. Além disso, os homens tinham papéis mais visíveis na política tribal e da confederação. A agricultura era responsabilidade das mulheres, cujo trabalho incluía também a coleta de alimentos silvestres, a criação de crianças, a preparação de alimentos e a confecção de roupas, cestos e outros utensílios.


Posse de terra. Matrilineages eram a unidade de propriedade na sociedade tradicional iroquesa.


Haudenosaunee (iroquês)


O Haudenosaunee, ou "povo do longhouse", comumente referido como Iroquois ou Six Nations, são membros de uma confederação de nações aborígenes conhecida como a Confederação Haudenosaunee.


O Haudenosaunee, ou "povo do longhouse", comumente referido como Iroquois ou Six Nations, são membros de uma confederação de nações aborígenes conhecida como a Confederação Haudenosaunee. Originalmente uma confederação de cinco nações que habitavam a parte norte do estado de Nova York, o Haudenosaunee consistia de Seneca, Cayuga, Oneida, Onondaga e Mohawk. Quando o Tuscarora se juntou a confederação no início do século 18, tornou-se conhecido como as seis nações. Hoje, os Haudenosaunee vivem em reservas bem povoadas - conhecidas como reservas nos Estados Unidos - bem como em comunidades fora da reserva.


Confederação Haudenosaunee.


Território tradicional Haudenosaunee.


(cortesia de Victor Temprano / Native-Land. ca)


As cinco nações da Confederação Haudenosaunee - também conhecida como Liga Iroquois ou Liga das Cinco Nações - ocuparam uma área do rio Genesee, a oeste, através das regiões dos Finger Lakes, até o rio Hudson, a leste, no que é conhecido como a área cultural de Eastern Woodlands. O Tuscarora linguisticamente relacionado mudou-se para o norte da Carolina do Norte e Virgínia para se juntar a confederação em 1722. Embora tecnicamente a sexta nação da confederação, os Tuscarora - juntamente com outras nações representadas como o Delaware, Wyandot e Tutelo - apresentem seus problemas à confederação através de a nação Cayuga.


A confederação é unida pela Grande Lei de Paz (Kaianere'ko: wa), que é considerada tanto uma constituição política quanto uma base para a sociedade Haudenosaunee em geral. A Grande Lei foi dada a Hiawatha pelo profeta Pacificador e juntos ajudaram a formar a confederação. O Haudenosaunee usa a metáfora do longhouse para descrever sua aliança política, e seu espírito de união também se aplica à vida social e cultural, espelhando o uso da Grande Lei de Paz como documento político e cultural.


Os membros de nações individuais dentro da confederação podem viver fora da reserva ou em comunidades de reserva no Canadá e nos Estados Unidos. As Seis Nações do Rio Grande são uma reserva fora de Brantford, Ontário, onde todos os seis membros do Haudenosaunee estão representados. Em 1924, o governo federal impôs uma estrutura de conselho eleito sob o Ato Indiano; no entanto, o modelo de conselho tradicional continua a funcionar em oposição a esse modelo. O Grande Conselho de Chefes de Haudenosaunee continua a atender e direcionar as políticas nacionais de Haudenosaunee.


As línguas dos Haudenosaunee fazem parte da família das línguas iroquesas e estavam linguisticamente relacionadas com as línguas das nações vizinhas na região dos Grandes Lagos - como os Huron-Wendat, Petun e Neutral, que estão agora extintas - e para comunidades mais distantes, incluindo o Cherokee e a Tuscarora. Há também sugestões de relações antigas com as famílias de línguas Siouan e Caddoan das Grandes Planícies.


Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2011, a Statistics Canada enumerou 2.420 falantes de idioma iroquoiano, incluindo 1.485 falantes de Mohawk, 720 falantes de Cayuga e 235 falantes de Oneida. Quase todos os palestrantes estão localizados em Ontário, com pouco mais de 100 habitantes em Québec. Embora as políticas assimilativas (veja as Relações Aborígenes-Européias; Escolas Residenciais) tenham largamente desgastado o uso das línguas iroquesas, muitas iniciativas de educação lideradas por Haudenosaunee estão revivendo as línguas tradicionais.


Estrutura Social e Política Tradicional.


Antes do contato prolongado com os europeus, os Haudenosaunee eram horticultores, vivendo o ano todo em aldeias cercadas de várias centenas de pessoas. A estrutura social foi baseada em princípios matrilineares; a unidade básica era matrilinear, consistindo dos descendentes de uma mulher individual. Os membros femininos viviam junto com seus maridos (que pertenciam a outras matrilinhagens) em uma única longhouse; uma vila conteria desde algumas pequenas casas de veraneio a até 50. Várias matrilinhagens formavam o clã matrilinear que, além de ser de importância simbólica e cerimonial, servia para regular os padrões de casamento. O casamento foi proibido entre os membros de um clã.


Na maior parte, esses clãs tinham nomes de animais como Urso, Lobo, Tartaruga, Narceja, Veado ou Falcão, e os membros de um clã eram considerados familiares apesar da lealdade nacional. A liga era governada por um conselho de 50 sachems (chefes supremos) representando cada clã e nação, com cada um dos cinco membros fundadores da confederação representados por uma delegação de oito a 14 membros. Cada uma dessas posições era hereditária dentro de uma linhagem matricial. As comunidades e aldeias individuais eram governadas por conselhos de seus próprios sachemas e chefes. Mães de clãs representando os clãs de cada nação receberam responsabilidades específicas. As Mães do Clã supervisionaram as ações do chefe e nomearam uma nova em sua morte.


Muitos povos Haudenosaunee ainda seguem os sistemas tradicionais e assim se identificam por seu clã e nação, e olham para os chefes, e as Mães dos Clãs que os escolheram, para orientação.


Resumo Histórico.


Evidências arqueológicas colocam o Haudenosaunee na área em torno do atual estado de Nova York em aproximadamente 500 a 600 EC e, possivelmente, já em 4000 aC. Sua cultura distinta parece ter se desenvolvido por volta de 1000 EC. As estimativas variam muito quanto à data de fundação da Confederação Haudenosaunee, com muitos reivindicando uma data em meados do século XVI. No entanto, em 1997, os pesquisadores Barbara A. Mann e Jerry L. Fields propuseram uma data de fundação em 31 de agosto de 1142. Eles chegaram a isso consultando a tradição oral completa, arqueologia, registro histórico e até mesmo cálculos astronômicos e atuariais.


Com a chegada do comércio de peles no século 16, o Haudenosaunee embarcou em campanhas de sucesso para subjugar ou dispersar grupos vizinhos. O Huron-Wendat, aliado dos franceses, foi disperso de sua terra natal depois que várias aldeias foram destruídas em 1649 e vários indivíduos foram adotados no Haudenosaunee. Essas campanhas de dispersão também impactariam o Petun, Neutral e Erie na década seguinte.


Os franceses mantinham alianças comerciais e militares com muitos dos inimigos dos iroqueses; assim, o Haudenosaunee e a Nova França estavam frequentemente em guerra (ver Guerras Iroquois). Durante os períodos de paz, alguns Haudenosaunee converteram-se ao catolicismo e foram persuadidos a se estabelecer ao longo de St. Lawrence. O Haudenosaunee permaneceu firmemente ligado a interesses comerciais em Albany, Nova York. A rivalidade entre a Nova França e os holandeses e ingleses em Albany impedia uma paz duradoura entre os franceses e os Haudenosaunee. O Haudenosaunee invadiu frequentemente os assentamentos franceses em St. Lawrence e, em 1660, no Long Sault, e em 1689 em Lachine, Québec, enviou grandes exércitos para atacar a colônia. A França atacou as cidades de Haudenosaunee em 1666, 1687, 1693 e 1696.


Os colonizadores europeus e a Haudenosaunee estabeleceram uma aliança de não-interferência mútua no início do século XVII com o Wampum de duas linhas. A Cadeia da Aliança de Prata foi outro acordo entre as nações, a Coroa Britânica e a Haudenosaunee. Com o Tratado de Albany em 1701, a Haudenosaunee vendeu as terras dos Grandes Lagos para a Grã-Bretanha em troca de proteção e continuou os direitos de caça e pesca. Mais tarde, no mesmo ano em Montréal, Haudenosaunee assinou um tratado com os franceses, garantindo a paz entre as nações indígenas e proteção adicional. As perdas de população devido à doença e à guerra foram consideráveis, embora o Haudenosaunee tenha absorvido um grande número de refúgios de guerra e refugiados. Apesar da neutralidade oficial, os mohawk, sob a influência de Sir William Johnson, ocasionalmente assumiram o campo como aliados ingleses; e o Seneca às vezes lutou ao lado dos exércitos franceses, como na derrota do general Braddock em 1755.


Com exceção do Oneida, que lutou pela causa americana, o Haudenosaunee apoiou os legalistas e britânicos na Revolução Americana, juntando-se a esse conflito em 1777. Os mohawk perderam suas casas para colonos rebeldes vizinhos, e muitas cidades Seneca, Onondaga e Cayuga foram queimadas em 1779. O Haudenosaunee e seus aliados, sob a liderança de Joseph Brant e outros, repetidamente atacaram e queimaram fortes e assentamentos americanos. Depois da guerra, muitos seguiram Brant para se estabelecerem em uma concessão de terras assegurada pelo governador Frederick Haldimand no Grand River, uma versão truncada da qual é agora a reserva das Seis Nações do Rio Grande. Outros se estabeleceram na baía de Quinte.


Como fizeram na Revolução Americana, os guerreiros Haudenosaunee lutaram em ambos os lados da Guerra de 1812, interrompendo a Grande Lei da Paz. O filho de Joseph Brant, John Brant, lutou no conflito e se tornou a primeira pessoa aborígene eleita para a assembléia legislativa do Alto Canadá em 1830, embora sua elegibilidade fosse questionada e seu assento perdido.


Situação Contemporânea.


A implementação continuada das políticas de assimilação pelo governo do Canadá corroeu a base cultural e política do Haudenosaunee ao longo dos séculos XIX e XX, mas a oposição e o ativismo mantiveram fortes comunidades culturais e políticas. Um exemplo é a interpretação do Tratado de Jay de 1794. O tratado, que definiu a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, reconheceu e confirmou os direitos de todos os povos aborígenes de atravessar a fronteira livremente para trabalho ou residência. Mohawks de Akwesasne, cujas terras ficam na fronteira internacional em Cornwall, Ontário, protestaram quando as autoridades canadenses falharam em sustentar essa provisão em 1968. O debate na fronteira aumentou, centrando-se na capacidade de um indivíduo transportar mercadorias através da fronteira sem pagar impostos ou alfândega. . Em 1988, o grão-chefe Michael Mitchell cruzou a fronteira, declarou mercadorias, mas declarou que não pagaria impostos. Depois de receber uma queixa por dever não pago, o caso foi apresentado ao Tribunal Federal, que sustentava que, de acordo com a Seção 35 da Lei de Constituição, Mitchell e todos os povos aborígines tinham o direito dos aborígines de trazer mercadorias dos Estados Unidos para o Canadá. . A Suprema Corte anulou a decisão de apelação em 2001, afirmando que Mitchell não havia provado que o direito de trazer mercadorias através das fronteiras internacionais com o propósito de negociar com nações aborígines ao norte do rio St. Lawrence antecedeu a afirmação da soberania canadense, que era necessária. reivindicar direitos aborígines.


Comunidades Haudenosaunee como Six Nations, Akwesasne (Mohawk) e Kahnawake (Mohawk) fora de Montréal estão entre as maiores e mais populosas reservas do Canadá. Em 2005, Six Nations enumerou a adesão total da banda como 22.294, com 11.297 vivendo na comunidade. Akwesasne tem aproximadamente 11.000 habitantes, enquanto em 2007 Kahnawake tinha aproximadamente 10.000.


1d. As tribos iroquesas.


A Trilha Mohawk de Masssachusetts começou como uma trilha de índios americanos usada para comércio, caça e convocação social por cinco tribos, incluindo o Pocumtuck e o Mohawk.


Os iroqueses habitaram as áreas de Ontário e Nova York por mais de 4.000 anos.


Tecnicamente falando, "iroquês" refere-se a uma língua e não a uma tribo em particular. De fato, os iroqueses consistiam em cinco tribos antes da colonização européia. Sua sociedade serve como um excelente exemplo de organização política e militar, estilo de vida complexo e um papel elevado das mulheres.


O chefe indiano Mohawk, Joseph Brant, serviu como porta-voz de seu povo, missionário cristão da Igreja Anglicana e oficial militar britânico durante a Guerra Revolucionária.


Governança e Guerra.


Até os anos de 1500, as cinco tribos dos iroqueses dedicaram muita energia para lutar e matar umas às outras. De acordo com a tradição oral, foi nessa época que eles recuperaram o juízo e se uniram em uma poderosa confederação.


As cinco tribos projetaram um sistema político bastante elaborado. Isso incluiu uma legislatura bicameral (de duas casas), muito parecida com o Parlamento Britânico e o moderno Congresso dos EUA. Os representantes, ou sachems, das tribos Seneca e Mohawk se reuniram em uma casa e os dos Oneida e Cayuga se encontraram na outra. Os sachems de Onondaga romperam laços e tiveram o poder de vetar decisões tomadas pelos outros. Havia uma constituição não escrita que descrevia esses procedimentos pelo menos já em 1590. Tal arranjo político complexo era desconhecido na Europa naquela época.


Raízes se espalharam da Árvore da Grande Paz, uma para o norte, uma para o leste, uma para o sul e uma para o oeste. O nome dessas raízes é As Grandes Raízes Brancas e sua natureza é Paz e Força.


O solo da terra de uma extremidade da terra à outra é propriedade das pessoas que a habitam. Por direito de primogenitura, os Ongwehonweh (seres originais) são os donos do solo que eles possuem e ocupam e nenhum outro pode possuir. A mesma lei foi realizada desde os tempos mais antigos. O Grande Criador nos fez do único sangue e do mesmo solo que ele nos criou e, como apenas línguas diferentes constituem nações diferentes, ele estabeleceu diferentes territórios de caça e territórios e estabeleceu linhas de fronteira entre eles.


Sempre que uma nação estrangeira é conquistada ou por sua própria vontade aceita a Grande Paz, seu próprio sistema de governo interno pode continuar, mas eles devem cessar toda a guerra contra outras nações.


As mulheres de cada clã das Cinco Nações terão um Fogo do Conselho sempre queimando em prontidão para um conselho do clã. Quando, em sua opinião, parecer necessário para o interesse do povo, eles terão um conselho e suas decisões e recomendações serão apresentadas ao Conselho dos Lordes pelo Chefe da Guerra, para sua consideração.


Embora as tribos tenham começado a trabalhar juntas, elas certamente não renunciaram à guerra. Eles lutaram e capturaram outras tribos nativas, assim como ondas após ondas de imigrantes europeus que se apresentaram. Eles lutaram contra os primeiros colonizadores franceses e britânicos. Durante a guerra francesa e indiana, eles permaneceram oficialmente neutros, mas se juntariam a ambos os lados para explorar uma vantagem. Ambos os lados cortejaram o apoio dos iroqueses durante a Revolução. Como resultado, houve uma divisão na Confederação pela primeira vez em mais de 200 anos. Os iroqueses lutaram contra os iroqueses mais uma vez.


Sociedade Iroquois.


As tribos Iroquoi, também conhecidas como Haudenosuanee, são conhecidas por muitas coisas. Mas eles são mais conhecidos por suas longhouses. Cada casa de manha abrigava muitos membros de uma família Haudenosuanee.


O longhouse era o centro da vida dos iroqueses. Os arqueólogos descobriram restos mortais que se estendem mais do que o comprimento de um campo de futebol.


A agricultura era a principal fonte de alimento. Na sociedade iroquesa, as mulheres tinham um papel especial. Acreditado estar ligado ao poder da terra para criar vida, as mulheres determinaram como a comida seria distribuída & mdash; um poder considerável em uma sociedade agrícola.


As mulheres também foram responsáveis ​​por selecionar os sacramentos para a Confederação. A sociedade iroquesa era matrilinear; Quando um casamento transcorreu, a família mudou-se para o longhouse da mãe, e a linhagem da família foi traçada a partir dela.


A sociedade iroquesa provou ser a ameaça militar mais persistente que os colonos europeus enfrentariam. Embora a conquista e o tratado os obrigassem a ceder grande parte de suas terras, seu legado perdura. Alguns historiadores até atribuem alguns aspectos da estrutura de nossa própria Constituição às idéias dos iroqueses. De fato, um dos maiores admiradores da América dos iroqueses não era outro senão Benjamin Franklin.


Esta página da Web apresenta uma introdução à visão tradicional iroquesa do mundo. Procure os links para a Constituição dos iroqueses, tradição oral e informações sobre a literatura de nações Iroquois individuais.


O site oficial da Oneida Nation, que se chama "Orgulhoso e Progressivo". Passe algum tempo aqui e você entenderá por que eles estão tão orgulhosos de sua herança.


Belamente trabalhada wampum cintos foram criados frequentemente para gravar acordos importantes. O cinturão de Hiawatha comemorou a união de nações independentes sob a Confederação Iroquesa. Ele e vários outros são retratados aqui, com links anotados para mais informações.


O moderno povo Haudenosaunee procura promover a paz tanto dentro de sua comunidade quanto com o mundo ao seu redor. Este site, "Peace 4 Turtle Island", discute a história e cultura do povo Haudenosaunee. Os seis grupos que formam a grande organização recebem um link próprio, completo com uma história dessa tribo. Outros links levam a exames aprofundados da herança do Haudenosaunee. Os tópicos incluem sensibilidade cultural, roupas Haudenosaunee e longhouses.


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14 resultados para comércio iroquois.


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Os nativos americanos foram os primeiros a viver no North Trading. Saiba mais sobre a tribo iroquesa. Os índios iroqueses, também chamados de Confederação Iroquois ou negociando a Liga dos iroqueses, eram na verdade um grupo de tribos menores também chamadas de nações. Havia iroquois cinco nações: na deles, a Tuscarora, a sexta nação, juntou-se aos iroqueses iroqueses. A Liga dos iroqueses foi fundada para manter a paz entre os membros iroquois. Cada nação funcionava por conta própria e tinha culturas e tradições diferentes. Os iroqueses viviam originalmente na atual Nova York, mas, em determinado momento, eles negociavam partes do nordeste dos Estados Unidos e do leste do Canadá. Como escolheram se aliar aos britânicos na Revolução Americana, cerca de metade dos iroqueses foram obrigados a iroquois para o sul de Ontário, onde a maioria dos seus descendentes se encontra hoje. Os iroqueses tinham um sistema matrilinear, o que significava que a propriedade era transmitida de mãe para filha. Embora os iroqueses vivessem principalmente das plantações, as mulheres cresciam, inclusive milho, feijão e abóbora, os homens iroquois também caçavam animais como veados, alces, peixes-sistema. Embora fossem uma tribo muito feroz, os iroqueses negociavam lotes iroquois com seus vizinhos no tempo de negociação em que os primeiros colonos chegavam. Os primeiros colonos foram os franceses, que começaram a montar um comércio de peles na área. Os iroqueses deram aos colonos peles e, em troca, os franceses deram-lhes armas, aço e outros materiais. O governo iroquês ​​tinha um sistema complexo de freios e contrapesos que influenciava a própria constituição dos EUA. Os iroqueses também tinham um conselho, parecido com o Congresso dos Estados Unidos, que consistia em um certo número de homens negociando sistema de cada nação, que foram escolhidos pelas mulheres da nação. As mulheres nas nações iroquesas estavam no sistema de decisões agrícolas e de propriedade, mas os chefes da tribo, que estavam encarregados dos militares e das negociações, tinham que ser homens. A Trading construiu e viveu no comércio, que eram feitos de madeira e poderiam acabar sendo cerca de cem pés! O clã do sistema, geralmente sessenta ou mais pessoas, vivia em cada casa de manha. Os homens usavam culatra e as mulheres usavam saias e túnicas. Tanto homens quanto mulheres usavam mocassins e roupas pesadas no inverno. Muitos homens iroqueses cortavam a cabeça completamente, exceto por uma linha no centro. Este penteado veio a ser chamado de "Mohawk". Os iroqueses usavam principalmente a flauta e o tambor em sua música. Normalmente, eles enchiam a bateria com água para dar um toque único às suas músicas. Os iroqueses eram famosos por seu comércio e esculturas de máscaras, que consideravam uma arte sagrada. Eles também se tornaram famosos como os inventores do iroquois. O Lacrosse era considerado um teste de força e resistência, e os iroqueses o usavam para vários negócios, variando de mero entretenimento a comemorações de festivais religiosos. Nativos americanos Algonquinos Apache Cherokee Cheiene Iroquois Navajo Ohlone Pueblo Seminole Sioux Estudos Sociais Vídeos Estudos Sociais Índice principal. Iroquois Nation Books no Iroquois Links para outros sites sobre os iroqueses. Grupo de sistemas do povo iroquês. Os iroqueses cultivavam milho, feijão e abóbora. Os iroqueses negociavam com os colonos por armas, como o rifle mostrado na foto acima. Chefes iroqueses, encarregados do sistema militar e de negociação, só podiam homens iroqueses. Os homens iroqueses tinham penteados diferentes. Muitos sistema preferido "Mohawk". Sistema, os iroqueses encheram seus tambores com água, dando-lhe um som interessante. Livros sobre os iroqueses. Links para outros sites sobre os iroqueses.


5 pensamentos sobre "o sistema de comércio iroquês"


Desvio é um comportamento individual ou organizacional que viola as normas da sociedade e é geralmente acompanhado por reações negativas dos outros.


Em testes padronizados como os SATs, há sempre o ensaio assustador, que é avaliado por uma pontuação e enviado para os outros.


No documentário Super Size Me, de Morgan Spurlock, ele examina o aumento do problema de americanos que lutam com condições de sobrepeso e obesidade.


Ela descobre os dentes em um grunhido submisso, uma tentativa frustrada de sorrir.


A história dos escravos negros: sendo um endereço carinhoso para os filhos da Grã-Bretanha, de todas as classes e denominações.


Economia Iroquois.


Da Wikipedia:


"A economia dos iroqueses ou também conhecida como Haudenosaunee originalmente focava na produção comunal e combinava elementos de sistemas de horticultura e caça e coleta. As tribos da Confederação Iroquois e outros povos de língua iroquense do norte, incluindo o Huron, viviam na região. incluindo o que é hoje o Estado de Nova York ea região dos Grandes Lagos. A Confederação Iroquois era composta de cinco tribos diferentes - um sexto foi adicionado depois - que se uniram antes do contato europeu. Enquanto não Iroquois, os povos huronianos caíram no mesmo grupo lingüístico e compartilhavam uma economia semelhante à dos iroqueses: os povos iroqueses eram predominantemente agrícolas, colhendo as "Três Irmãs" comumente cultivadas por grupos nativos americanos: milho, feijão e abóbora. Eles desenvolveram certos costumes culturais relacionados ao seu estilo de vida. idéias sobre a natureza e gestão da propriedade.


Os iroqueses desenvolveram um sistema de economia muito diferente da variedade ocidental agora dominante. Esse sistema foi caracterizado por componentes como propriedade da terra comunal, divisão do trabalho por gênero e comércio baseado principalmente em economia de doações.

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